Alimentos para a memória

Você anda esquecendo as coisas? Números de telefone, nomes de pessoas e aonde colocou suas chaves? As pessoas muitas vezes associam os problemas de memória com a idade e com questões genéticas, mas nem sempre isso é verdade. A forma como as pessoas levam a sua vida, pode fazer com que o cérebro funcione melhor ou pior. 

As células no corpo necessitam de um fornecimento constante de oxigênio e nutrientes para se manterem vivas e funcionar corretamente, incluindo as células cerebrais. Por isso, um coração saudável em grande medida contribui para um cérebro saudável. Para otimizar a saúde do cérebro e aguçar a memória, é importante seguir alguns cuidados. E você? Tem certeza que a maneira que você leva a sua vida faz seu memória funcionar melhor?

Alimentos para melhorar a memória

Veja algumas dicas para deixar seu cérebro “nos trinques”:


– Manter a pressão arterial e o colesterol em níveis considerados saudáveis. Um coração saudável propicia um cérebro saudável. 

– Dormir o suficiente. Pesquisas apontam que privação do sono pode interferir na memória. 

– Ter práticas de exercícios regulares. Ter atividade física regular pode diminuir o risco de demência e Alzheimer em cerca da metade. Mínimo de 30 minutos por dia. 

– Desafie seu cérebro. Mantenha sua mente ativa e empenhe-se em coisas que precisa usar a sua “caixola”. 

– Não fume. O tabagismo aumenta o risco de doenças cardíacas e também pode diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro, causando danos graves. 

– Dê uma pausa de vez em quando. Procure formas de desestressar na sua vida. 

– Não pule o café da manhã. Se você não começa o dia comendo direito, seu cérebro não vai conseguir reagir rapidamente, pois quando ele está ativo, consome calorias e precisa delas. O café da manhã é essencial para fornecer o combustível do seu cérebro após um jejum de toda a noite. Inclua fibras e uma pequena quantidade de proteínas para ajudar a ficar saciado por mais tempo. 

– Tenha refeições saudáveis, com um prato bem colorido. Medidas adequadas de carboidrato, proteínas e muita fibra. Dietas muito restritas afetam a memória, a atenção e o tempo de reação. O correto é uma reeducação alimentar (de tudo, pouco), adequada para você. Nada de mais e de menos ao extremo faz bem. 

– Inclua peixe em sua alimentação. O peixe possui baixo teor em gorduras saturada e fonte de ácidos graxos ômega – 3. 

– Coma verduras e frutas. Eles possuem antioxidantes que são responsáveis por neutralizar e inativar os radicais livres, moléculas que podem danificar células cerebrais.

– Introduza alimentos ricos em ferro. A deficiência de ferro é uma das carências nutricionais mais comum nos EUA.  O ferro ajuda a transportar oxigênio para as células cerebrais. A falta desse nutriente pode ocasionar cansaço, irritação e atrapalhar a pensar bem. Pelo exame de sangue, é possível verificar sua taxa de ferro. 

– Inclua alimentos que contenham vitamina C (limão, laranja, morango, acerola, brócolis). São essenciais para absorção do ferro e consequentemente poderá dar uma ajudinha para seu cérebro.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esses artigos da rede:

Aceleradores de memória

A alimentação e a memória dos idosos

Alimentos que podem melhorar a memória

3 comentários para “Dicas para Melhorar a Memória”

  1. Elsa

    Achei muito interessante e gostaria muito de receber mais informações, através do meu e-mail.

    Responder
  2. Rayssa

    Adorei essas dicas, estava precisando, pois mesmo por ser jovem, ando esquecendo muito as coisas. Obrigada!

    Responder
  3. Marcia

    Gostei muito, muito bom…parabens é muito bem explicadas as dicas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)