Passar fome é errado para quem quer emagrecer!

O fato é que fazer dieta, reeducação alimentar não é nada fácil. Falhar no emagrecimento é muito fácil! É preciso muito mais que estabelecer metas, fazer exercícios e comer saudável.

É uma mudança global de estilo de vida, que precisa estar acompanhada de muita paciência e de perseverança.

Comer menos é o grande desafio inicial! Para se tornar um hábito leva algum tempo.

A boa notícia é que o site MULHER DIGITAL traz truques para comer menos, que vai ajudar você a se manter no controle!

Como comer menos

#1: Coma devagar, mastigue bem

Já reparou que a maioria das pessoas come rápido demais? Comer devagar e mastigar bem faz com que ao final de cada refeição a pessoa se sinta mais completa e consuma menos calorias. E, ao mesmo tempo, ajuda a reconhecer a real sensação de fome. Assim, o indivíduo sente menos fome. Tudo isso já foi comprovado cientificamente. Desfrute a refeição com calma. Mastigue bem os alimentos, sem pressa. Sinta o sabor. Concentre-se em cada mordida.

#2: Carboidratos complexos já!

Os carboidratos bons ajudam a comer menos. A velocidade de absorção no corpo é mais lenta. Com isso, há uma tendência de sentir saciado por mais tempo. Os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Escolha os alimentos integrais, ricos em fibras (de farinha de trigo integral, legumes). Evite os carboidratos refinados (com farinha de trigo).

#3: Concentre no momento da refeição

Evite comer vendo televisão, em frente ao computador, sem tablet, sem telefone. Ao prestar atenção no ato de comer, no prato, come-se mais devagar e em menor quantidade. Sem falar que se come com mais qualidade.

#4: Faça várias refeições durante o dia

Os especialistas recomendam fazer em torno de 4-5 refeições ao dia, de 3 em 3 horas em geral. A alimentação fracionada ajuda a não ficar com aquela fome avassaladora. Assim, fica mais fácil se controlar durante as refeições principais, sem exageros. Prefira frutas entre as refeições mais importantes (café da manhã, almoço, jantar).

5#: Contraste o prato!

Quando há pouco contraste entre a comida e o prato, há uma tendência para se comer mais. É o que apontou um estudo feito pela Cornell University (EUA), em 2012. Por exemplo, um macarrão ao molho branco no prato branco possui pouco contraste e a tendência é comer mais. Contraste o prato e o alimento. Diversificar a refeição no prato também ajuda a contrastar.

6#: Fique longe do seu ponto fraco!

Todos possuem um ponto fraco na alimentação. É aquele prato, aquela comida, aquele alimento difícil de resistir, difícil de comer um só. Chocolate? Macarrão? Sorvete? Aquele alimento difícil de dizer não é melhor evitar. Deixe-o apenas para momentos especiais. Esse é também um bom exercício de controle que ajuda no processo de reeducação alimentar.

7#: Corte o açúcar!

O açúcar vicia! Quanto mais açúcar se come, mais se quer comer. E, fica difícil dizer não para as guloseimas doces. Quando se assusta, está comendo doces em grandes quantidades. Evite o açúcar branco! Substitua a sobremesa por uma fruta.

#8: Não pule refeições!

Pular uma refeição faz qualquer um ficar descontrolado quando chega o momento de comer. Desse jeito, fica difícil comer menos. Por isso, faça todas as refeições, especialmente o café da manhã. Nunca saia de casa sem ele!

#9: Horário para dormir!

Sabia que dormir pouco pode fazer comer mais? Dormir pouco pode engordar! Quem fica acordado, sente necessidade de comer mais, desregula hormônios ligados à fome. Truque bom para comer menos é ter horário para dormir!

#10: Limpe armários, gavetas de guloseimas!

Muita gente possui várias guloseimas de fácil acesso! Biscoitos, chocolate, doces, balas, pirulitos, etc. No trabalho, tenha “lanchinhos” saudáveis. Coloque sempre alimentos saudáveis ao nível dos olhos. Tente ter disciplina, ter horários para comer. Nada de comer a todo momento!

Você tem alguma dica para comer menos? Compartilhe o seu segredo sobre alimentação!

2 comentários para “10 truques para comer menos”

  1. Marta

    OLA BOA TARDE

    Tenho 44 anos e já estou com menopausa, quero por gentileza uma dieta para o meu caso espero resposta. Um abraço

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Marta, querida,

      Obrigada por seu comentário! Para uma dieta que atenda as suas necessidades, você deve procurar um nutrólogo ou nutricionista. O plano alimentar personalizado, de acordo com o seu ritmo, irá lhe permitir bons resultados e vida saudável.

      Equipe Mulher Digital

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)