Sentir-se vazio de vez em quando pode ser uma parte normal da condição humana. Mas se você sentir sentimentos persistentes de vazio, pode haver algo que você possa fazer sobre isso, antes que ele tome a maior parte de você e prejudique seu cotidiano de uma forma irreversível.

O que é o vazio existencial?

Você não tem um senso de propósito. Você percebe a falta de significado em sua vida. Você não está feliz, mas também não está particularmente triste. Se alguém lhe perguntasse como você se sente, você pode dizer que não sabe.

O que causa sentimentos de vazio? Ninguém sabe ao certo, e pode haver mais de uma causa. Uma razão comum pela qual você pode se sentir vazio é a auto-alienação, que é sentindo-se como um estranho para si mesmo. Essa sensação se desenvolve ao longo do tempo, geralmente como resultado de afastar as emoções indesejadas.

Nossas emoções são um aspecto importante da nossa experiência de nós mesmos e da nossa qualidade de vida, mas a maioria de nós tem algum grau de dificuldade, permitindo-nos ter certos sentimentos. A raiva é uma emoção que muitas pessoas tentam não experimentar, por exemplo.

O que acontece com nossos sentimentos quando nos recusamos a reconhecê-los? Eles ficam presos nas sombras de nossas mentes, engolindo as partes emocionais e, eventualmente, nos afastando completamente de nós mesmos.

O resultado? Nos sentimos vazios. Temos um pulso, mas não estamos realmente vivos. E a vida é uma experiência emocional. Se você veio de uma família que não cultivava certas emoções, você corre o risco de ficar vazio.

Aqui estão alguns motivos para você estar sentindo o vazio e ideias para sair dele.

Como lidar com o vazio interior

O vazio interior pode te dominar e prejudicar sua qualidade de vida caso você não faça nada para combater o problema. (Foto: 8Tracks)

Procurar um propósito externo é uma das causas do vazio existencial

Seu propósito decorre da sua singularidade. Não é algo que flutua ao redor da Terra de forma independente, como uma nuvem, esperando que você a encontre. Se você não tem um forte senso de quem você é, pode ser difícil se sentir em contato com seu propósito. Você é alguém, você é um indivíduo. Você tem uma história, da qual você é a estrela, e não algo que está fora de você.

Pessoas que não se conhecem muito bem tendem a sentir o vazio existencial

O seu eu autêntico é a pessoa que chora quando está triste, e ri quando vê algo engraçado. É o seu eu autêntico que quer habitar o vazio, preenchendo o significado, a finalidade e a conexão. Comece onde você está: alguém está se sentindo vazio. Quem é esse? Qual indivíduo dentro de você está incompleto?

O vazio existencial aumenta quando você não se questiona

Olhe para a sua vida, passado, presente e/ou futuro. O que surge quando você pensa sobre isso? Quaisquer as chamadas emoções negativas, como raiva, decepção ou desespero, estão mostrando o que pode estar escondido sob um cobertor do vazio. Você está se protegendo de algo que prefere não saber? Seja curioso, não preconceituoso. Compassivo, não acusador. Através desse questionamento, você descobrirá seu eu, e poderá se sentir mais completa com o passar do tempo ao descobrir o que está por trás de suas próprias máscaras.

O vazio surge quando você não abraça suas emoções

Embora as emoções não sejam literalmente parte de você, elas são um reflexo confiável de você neste momento. Como você se sente em qualquer momento é a estrada que o conecta com seu eu autêntico. Experimente um pouco de revigoramento construtivo em todas as emoções que você tem e lembre-se: curiosidade e compaixão, e não o julgamento, é o objetivo dessa reconexão consigo mesma.

Quem não se conecta com as pessoas abre espaço para o vazio

Considere compartilhar seu senso de vazio com outra pessoa. Se não há ninguém na sua vida que você confia com essa informação, um grupo de suporte pode ser valioso. Um grupo de apoio ao sofrimento pode ser uma boa escolha. Muitos de nós sofreram perdas suficientes em nossas vidas. Seja sincero e gentil consigo mesma, em vez de procurar outras pessoas para preencher o vazio. Encontre pessoas para compartilhar experiências e tornar o seu fardo mais leve de carregar.

Pessoas aumentam o vazio ao não lutar contra a vergonha

Não há nada inerentemente errado com você. É difícil estar perto de alguém que você despreza, e a vergonha encoraja você a se rejeitar. Encare esse vazio existencial como um retrato, um momento da sua vida que pode ser mudado. Não é algo que está congelado no tempo, imutável. Você pode editar o momento e conquistar muito mais.

Pessoas aumentam o vazio ao não buscar a terapia

Um bom terapeuta mantém um espelho metafórico, ajudando você a ver e apreciar quem você é. Se você precisar de uma pequena ajuda, encontre um terapeuta para te auxiliar. Sem esse profissional, seu vazio pode evoluir para uma depressão ou ainda coisa pior.

Você não precisa viver sua vida se sentindo vazia se não quiser

Você merece um bom relacionamento consigo mesma e uma vida significativa e proposital. Deixe este artigo chegar a essa parte de você que está embaixo da superfície, esperando para se reconectar e dissipar esses sentimentos de vazio. Encare que esse momento precisa ser superado e não leve isso como uma fatalidade. Conquiste a si mesma para os melhores resultados possíveis.

Como você lida com seu vazio? Quais dicas daria para quem precisa superá-lo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)