Dicas para fazer uma dieta detox após as festas de fim de ano

Difícil não exagerar nas festas de fim de ano! Natal, Ano Novo, diversas confraternização, formatura, casamento, aniversários…

Todos esses eventos normalmente envolvem uma “derrapada” na dieta e/ou na alimentação saudável, mais muitas toxinas no organismo.

Muitas toxinas no corpo podem baixar a imunidade, trazer incômodos no estômago, sonolência durante o dia, mais dificuldade na perda de peso. Quando o organismo não consegue eliminar as toxinas pode também causar doenças diversas.

Leia também

O corpo “reclama” para retomar a rotina de alimentação saudável. Pode ser interessante fazer uma desintoxicação no organismo completa! Limpeza no corpo já!

O post de hoje traz dicas para fazer uma dieta detox após as festas de fim de ano.

#1: Beba muita água!

A água não apenas hidrata, mas também ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo, que faz com que ele funcione de forma eficiente. Ela ajuda o corpo a eliminar o que não é bom de maneira natural. E, ao mesmo, torna mais eficiente a eliminação das fezes. Tente 8 copos por dia! Prefira água a bebidas açucaradas!

Leia também: Truques para beber mais água

Desintoxicação do organismo após festas de fim de ano

#2 Exercícios já!

A atividade física ajuda a diminuir o tempo que o alimento permanece no intestino grosso, já que contribui com o movimento peristáltico. Exercício aeróbico acelera a respiração e os movimentos cardíacos, contribuindo para esse processo de eliminar toxinas. Toxinas também são eliminadas pelo suor.

#3 Nada de álcool!

As pessoas exageram nas festas de fim e de início do ano. Beber muito sobrecarrega muitos órgãos. O excesso é totalmente tóxico! O corpo possui dificuldade para neutralizar a toxicidade do álcool normalmente. Álcool nem pensar durante o programa de desintoxicação do corpo!

#4 Desfrute de alimentos bons!

Frutas, legumes, vegetais, carne branca (alguns programas de desintoxicação sugerem eliminar a carne), gorduras boas, grãos e sementes são indicados. As fibras são excelentes para o organismo! Use os alimentos crus por conter mais nutrientes e preservar melhor vitaminas, enzimas. Os sucos de vegetais (principalmente o suco verde) são muito bons para o organismo!

Elimine a cafeína (inclusive chás com cafeína), a farinha de trigo, o açúcar e as gorduras ruins do cardápio durante esse momento. Alguns programas sugerem eliminar o leite e derivados durante a desintoxicação do organismo, mas isso não é consensual. Algumas outras indicam tomar derivados com probióticos. Diminua também o sal. Tente usar mais ervas, temperos naturais. Alimentos limpos, integrais e orgânicos!

Normalmente, o plano alimentar da dieta de desintoxicação envolve café da manhã, lanche (fruta), almoço, lanche (fruta) e jantar. Começar o dia com um suco desintoxicante, como o suco verde pode ser uma escolha interessante.

#5 Elimine enlatados, frios e embutidos da alimentação!

Essas são opções de alimentos repletas de conservantes e aditivos que não fazem bem para a saúde nem na alimentação cotidiana.

#6 Prepare a sua comida!

É importante escolher uma data de detox que você possa preparar a sua própria comida! Assim, você sabe tudo que está nela! As comidas preparadas em restaurantes possuem alto teor de gordura. E, mesmo o restaurante natural, não é possível saber tudo que tem nela. Você sabe a qualidade dos alimentos, o que está na sua comida, o quão fresco são os ingredientes. É você no controle!

#7 Itens que acrescenta

Algumas “coisas” podem complementar o seu processo de desintoxicação. Mantenha-se atento!

Leia também: Salada de pote – refeição saudável todos os dias

Os especialistas indicam um programa de desintoxicação de, no máximo, 7 dias. Há pessoas que realizam 3 dias. Quando retomar a sua alimentação, tente buscar o equilíbrio e ter uma alimentação equilibrada.

Se houver dificuldade, recorra a uma dieta com um nutrólogo ou nutricionista (na verdade, educação alimentar).

Limpeza do organismo, compensação das festas!

E, você? Possui alguma dica saudável para o pós-festa de fim de ano?

Deixe um comentário