Difícil não exagerar nas festas de fim de ano! Natal, Ano Novo, diversas confraternização, formatura, casamento, aniversários…

Todos esses eventos normalmente envolvem uma “derrapada” na dieta e/ou na alimentação saudável, mais muitas toxinas no organismo.

Muitas toxinas no corpo podem baixar a imunidade, trazer incômodos no estômago, sonolência durante o dia, mais dificuldade na perda de peso. Quando o organismo não consegue eliminar as toxinas pode também causar doenças diversas.

O corpo “reclama” para retomar a rotina de alimentação saudável. Pode ser interessante fazer uma desintoxicação no organismo completa! Limpeza no corpo já!

O post de hoje traz dicas para fazer uma dieta detox após as festas de fim de ano.

#1: Beba muita água!

A água não apenas hidrata, mas também ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo, que faz com que ele funcione de forma eficiente. Ela ajuda o corpo a eliminar o que não é bom de maneira natural. E, ao mesmo, torna mais eficiente a eliminação das fezes. Tente 8 copos por dia! Prefira água a bebidas açucaradas!

Leia também: Truques para beber mais água

Desintoxicação do organismo após festas de fim de ano

 

#2 Exercícios já!

A atividade física ajuda a diminuir o tempo que o alimento permanece no intestino grosso, já que contribui com o movimento peristáltico. Exercício aeróbico acelera a respiração e os movimentos cardíacos, contribuindo para esse processo de eliminar toxinas. Toxinas também são eliminadas pelo suor.

#3 Nada de álcool!

As pessoas exageram nas festas de fim e de início do ano. Beber muito sobrecarrega muitos órgãos. O excesso é totalmente tóxico! O corpo possui dificuldade para neutralizar a toxicidade do álcool normalmente. Álcool nem pensar durante o programa de desintoxicação do corpo!

#4 Desfrute de alimentos bons!

Frutas, legumes, vegetais, carne branca (alguns programas de desintoxicação sugerem eliminar a carne), gorduras boas, grãos e sementes são indicados. As fibras são excelentes para o organismo! Use os alimentos crus por conter mais nutrientes e preservar melhor vitaminas, enzimas. Os sucos de vegetais (principalmente o suco verde) são muito bons para o organismo!

Elimine a cafeína (inclusive chás com cafeína), a farinha de trigo, o açúcar e as gorduras ruins do cardápio durante esse momento. Alguns programas sugerem eliminar o leite e derivados durante a desintoxicação do organismo, mas isso não é consensual. Algumas outras indicam tomar derivados com probióticos. Diminua também o sal. Tente usar mais ervas, temperos naturais. Alimentos limpos, integrais e orgânicos!

Normalmente, o plano alimentar da dieta de desintoxicação envolve café da manhã, lanche (fruta), almoço, lanche (fruta) e jantar. Começar o dia com um suco desintoxicante, como o suco verde pode ser uma escolha interessante.

#5 Elimine enlatados, frios e embutidos da alimentação!

Essas são opções de alimentos repletas de conservantes e aditivos que não fazem bem para a saúde nem na alimentação cotidiana.

#6 Prepare a sua comida!

É importante escolher uma data de detox que você possa preparar a sua própria comida! Assim, você sabe tudo que está nela! As comidas preparadas em restaurantes possuem alto teor de gordura. E, mesmo o restaurante natural, não é possível saber tudo que tem nela. Você sabe a qualidade dos alimentos, o que está na sua comida, o quão fresco são os ingredientes. É você no controle!

#7 Itens que acrescenta

Algumas “coisas” podem complementar o seu processo de desintoxicação. Mantenha-se atento!

  • Tratamentos estéticos podem ajudar nesse processo, como a drenagem linfática, por exemplo.
  • Durma as horas de sono necessária por dia. Não dormir traz alterações no corpo que podem funcionar como toxinas.
  • Opte por um programa de desintoxicação repleto de alimentos antioxidantes.
  • Chás ajudam a alcançar a quantidade recomendada de água por dia. Tome sem adoçar!

Leia também: Salada de pote – refeição saudável todos os dias

Os especialistas indicam um programa de desintoxicação de, no máximo, 7 dias. Há pessoas que realizam 3 dias. Quando retomar a sua alimentação, tente buscar o equilíbrio e ter uma alimentação equilibrada.

Se houver dificuldade, recorra a uma dieta com um nutrólogo ou nutricionista (na verdade, educação alimentar).

Limpeza do organismo, compensação das festas!

E, você? Possui alguma dica saudável para o pós-festa de fim de ano?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)